Para monitorar, analisar e melhorar o desempenho dos fluxos da sua organização, você pode utilizar a tela de indicadores do fluxo. Esta tela é uma dashboard específica do fluxo, com os principais indicadores e gráficos referentes a um fluxo específico, que pode ser visualizada da forma padrão atualizada, pode ser visualizada com filtros (data, equipe ou tags) ou ainda pode ser visualizada com a perspectiva da métrica do fluxo.
Para acessar a tela de indicadores do fluxo, escolha e acesse o fluxo que você quer ver e, na parte superior da tela, do lado direito, nos modos de exibição, clique em "Indicadores."
Na parte superior da tela de indicadores do fluxo, você tem os indicadores relativos à situação atual (ou no fim do período, no caso de um filtro de datas estar aplicado). Trata-se de uma “fotografia” do momento específico. Você pode ver nestes indicadores o número total de cards no fluxo (sem contar a coluna finalizados), de acordo com seus status, o total de cards no fluxo e o total de cards finalizados no fluxo.
Se você aplicar um filtro (de tags ou equipe, por exemplo), o número que será exibido será o número total de cards de acordo com os filtros aplicados.
Na parte central da parte superior serão exibidos 3 rankings, mostrando a quantidade de cards que possuem cada um dos usuários que foram colocados como líderes de cards, cada um dos membros da equipe, e cada uma das tags, ordenando do maior para o menor e mostrando os principais. Se forem aplicados filtros, serão exibidos os rankings da mesma forma, porém apresentando apenas os cards que atendem aquela condição e aos filtros.
Abaixo desta sessão, entramos nos “Indicadores do fluxo no período”, que exibe alguns indicadores relacionados a um período específico. Este período vem pré-configurado mostrando os últimos 30 dias, mas você pode editar para exibir outros períodos.
1. Cards que entraram no fluxo no período
2. Cards finalizados no fluxo no período
3. Cards que tiveram o status alterado para cancelado
4. Lead time (média do período)
5. Quantidade de cards que estavam no fluxo no início do período selecionado
6. Quantidade de cards que estavam no fluxo no fim do período selecionado
7. Quantidade de tarefas criadas nesse período nos cards vinculados a este fluxo
8. Quantidade de tarefas concluídas nesse período nos cards vinculados a este fluxo.
Continuando exibindo dados conforme o período selecionado acima, temos os gráficos:
O gráfico do Work In Progress, ou trabalho em andamento, mostra a quantidade de cards em andamento em cada coluna do fluxo. O gráfico mostra a média do período selecionado (a quantidade média de cards que estavam em cada coluna no período durante o período selecionado), o resultado no final do período (a quantidade de cards que estavam em cada coluna no fim do período) e o limite Wip configurado para cada coluna (o limite máximo de cards que cada coluna pode receber, se este número foi configurado em configurações da coluna. Veja mais sobre esse gráfico aqui.
O gráfico Throughput mostra a quantidade de trabalho entregue pelos responsáveis de uma determinada coluna no período selecionado. Um card é considerado “entregue” quando ele avança de uma etapa do fluxo para outra , ou seja, quando ele sai da coluna. É contabilizado neste indicador a quantidade de cards que saíram da coluna no período selecionado.
Este indicador ajuda a identificar os gargalos do processo e a medir a produtividade do time em cada etapa.
O gráfico mostra as colunas do estimado e do realizado.
A quantidade estimada é a quantidade estimada de cards a serem entregues por coluna, se esta estimativa estiver configurada. Considera o horário útil da organização se este estiver configurado. A configuração pode ser feita nas configurações da coluna.
A quantidade realizada é a quantidade de cards que saíram da coluna (que foram entregues) no período selecionado.
Veja mais sobre esse gráfico aqui
O gráfico do Cycle time apresenta o tempo médio de ciclo, ou seja, o tempo médio que cada card demora para ser entregue. Um card é considerado “entregue” pela coluna quando ele avança para a próxima etapa. O tempo médio calculado considera o tempo médio que cada card permaneceu na coluna.
Pode acontecer de cards serem desvinculados do fluxo no meio do processo ou terem seu status alterado para cancelado, nesses casos os cards não serão mais contabilizados. Este indicador ajuda a planejar o cronograma e estimar o andamento dos cards.
O gráfico mostra as colunas do Estimado e do Realizado.
O tempo estimado de permanência do card na coluna é o tempo configurado na coluna do fluxo.
A coluna do realizado é efetivamente o tempo médio de entrega por card na coluna, ou seja, o tempo médio que os cards permaneceram na coluna no período selecionado até serem movidos para outra coluna.
Veja mais sobre esse gráfico aqui.
Este gráfico mostra a evolução do desempenho do fluxo todo durante o período. Neste gráfico comparamos a quantidade de cards que entram e que saem do gráfico ao longo do tempo com a variação do Lead Time. O Lead Time, ou vida média, é o indicador que apresenta o tempo médio para um card passar por todo o fluxo. Esse tempo é calculado levando em conta os cards finalizados no fluxo no período, calculando-se a média de tempo que levaram para chegar na coluna Finalizados.
Este gráfico exibe três dados ao longo do tempo: Entradas, finalizações e Lead Time.
Entradas – Quantidade de cards que entraram (criados ou movidos) na primeira coluna do fluxo. Você pode selecionar qual é a primeira coluna do seu fluxo em Configurações do Fluxo.
Finalizações – Quantidade de cards movidos para a coluna finalizados do fluxo no período selecionado.
Lead time – Tempo médio de entrega por card no fluxo, ou seja, o tempo médio que os cards levaram para ser finalizado no fluxo.
Veja mais sobre esse gráfico aqui.