Cada fluxo pode ter indicadores e KPIs que são importantes exclusivamente para ele. Em um fluxo, a informação mais importante pode ser o valor das propostas, enquanto em outro, pode ser o número de horas previsto em cada card, ainda em outro, pode ser a pontuação de uma Sprint.
Definir e exibir as métricas do fluxo pode ajudar sua equipe e os gestores terem de forma visível as informações mais importantes, auxiliando também no planejamento, no controle e no monitoramento.
A métrica do fluxo é o campo personalizado escolhido para ser o indicador de mensuração dos cards no fluxo. Ao escolher a métrica, os valores aparecerão no minicard, serão totalizados na coluna e poderão ser exibidos nas estatísticas do fluxo.
1. Para configurar a métrica do fluxo você irá precisar ter um campo personalizado dessa métrica, para que você possa inserir nos cards e exibir nos minicards. Esse campo precisa ser um campo da categoria Cards e do tipo Número. Se você não sabe como criar um campo personalizado, veja esse artigo e siga o passo a passo.
2. Tendo o campo personalizado definido e criado, você pode escolher ele na tela de configuração do fluxo. Clique no ícone
3. Ao lado do título do fluxo para exibir as configurações, e abra a categoria
4. Escolha o campo para ser definido como a métrica do fluxo.
5. Deixe selecionado a opção de “Exibir soma da métrica por coluna” se você quiser ver a somatória da métrica de todos os cards da coluna no topo da coluna.
6. Na categoria Cards em “Informações nos minicards” veja se a opção Métricas do card está marcada.
7. Clique em Salvar e Fechar
A métrica do fluxo será exibida nos minicards que tiverem o campo e um valor nesse campo. Por isso você deve inserir esse campo nos cards para que ele seja exibido. Se você não sabe como fazer isso veja aqui. Nesse artigo você verá como inserir manualmente os campos em cada card, e como inserir os campos de forma automatizada através das automações, deixando esse trabalho muito mais fácil.
Quando os cards tiverem o campo e um valor neles, aparecerá no fluxo da seguinte forma:
Você pode ver na imagem que nos minicards aparece o valor de cada um e no cabeçalho da coluna aparece o total da coluna.
Para ver e monitorar o total e o desempenho do fluxo do ponto de vista da métrica do fluxo, você pode visualizar esses dados nas estatísticas do fluxo, clicando nesse ícone do fluxo:
Na parte superior das estatísticas do fluxo, altere o modo de visualização para considerar o campo da métrica do fluxo:
Com essa chave acionada, os números mostrados irão considerar os valores da métrica do fluxo.
Se um mesmo card estiver em mais de um fluxo simultaneamente, e esses fluxos tiverem métricas definidas diferentes, não tem problema! Você pode inserir os campos personalizados de todos os fluxos no mesmo card, e em cada fluxo que você visualizar esse card, o minicard dele aparecerá com a métrica respectiva do fluxo.
Se o campo que você escolheu não aparece na lista de configurações, ele não foi criado corretamente. Ele precisa ser um campo da categoria Card, e do tipo Numero, para aparecer nessa lista.
Veja também
Central de ajuda – O que são campos personalizados na Ummense
Central de ajuda – Relatórios e estatísticas