Este recurso foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma gestão eficiente de equipes por meio de processos padronizados, garantindo que os processos implementados em sua empresa serão seguidos.
É possível controlar cada coluna de um fluxo, determinando se a entrada de um card será feita manualmente ou apenas de maneira automática. Ao limitar a entrada de cards em uma coluna, novos cards só poderão ser adicionados por meio de automações, formulários e webhooks, impedindo a criação ou movimentação manual de cards para a coluna restrita.
Esse recurso está ligado às tarefas que funcionam como gatilhos para mover cards entre colunas no fluxo [artigo em desenvolvimento], permitindo criar processos dinâmicos. Na prática, você pode definir que os cards se movam somente de forma automatica quando uma tarefa específica for concluída.
Isso significa que os integrantes da equipe não podem mover o card para a coluna de aprovação manualmente, assegurando que a movimentação ocorrerá no momento correto, com todas as tarefas da etapa anterior concluídas. Embora este seja apenas um exemplo, a restrição da entrada manual de cards pode ser aplicada em diversos cenários e processos.
Você pode personalizar quais colunas do seu fluxo serão bloqueadas, restringindo a inserção manual de cards. Dessa forma, você consegue construir processos adaptados à realidade da sua empresa e equipe. Para configurar, basta seguir os próximos passos:
Ao bloquear a coluna, o limite WIP (Work In Progress) é desabilitado, ou seja, a coluna passa a receber um número ilimitado de cards, desde que sejam inseridos via automação, formulário ou webhooks.
Nos fluxos, as colunas bloqueadas são identificadas com um cadeado, substituindo o botão de adicionar card na coluna. Isso permite que toda a equipe reconheça rapidamente que a inserção de cards é feita exclusivamente de forma automatizada. É possível bloquear a entrada manual de cards na coluna de finalizados também, quando essa opção é ativada, um ícone de cadeado será exibido na parte superior da coluna.
Como boa prática para a gestão de equipes e processos, recomendamos que a descrição das colunas seja usada para documentar as etapas do processo criado, com o objetivo de fornecer orientações claras para todos. Por exemplo, ao se deparar com uma coluna bloqueada, um membro da equipe pode consultar a descrição da coluna para compreender os próximos passos de maneira autônoma.
Se um membro da equipe tentar criar ou movimentar um card para uma coluna bloqueada, receberá um aviso explicando a restrição dessa ação. Vale ressaltar que, com a coluna bloqueada, nenhum usuário, independentemente do perfil, poderá criar ou mover cards.
Esse recurso pode ser configurado pelo app da Ummense também, disponível na Apple Store e na Play Store. Para configurar, basta clicar sobre o nome da coluna que deseja editar, acessar as Configurações Avançadas da Coluna e marcar a opção Bloquear a inclusão manual de cards na coluna. O processo é o mesmo realizado na versão web/desktop. No aplicativo, a coluna também será sinalizada com um ícone de cadeado, indicando que a inclusão manual não é permitida.